terça-feira, 30 de setembro de 2014

Oficina do prêmio “Cultura Hip Hop 2014” acontece em Garanhuns

Iniciativa pretende promover edital e fazer a articulação com o movimento hip hop na região


Será realizada, em Garanhuns, na próxima quinta-feira (02), uma oficina gratuita sobre o prêmio “Cultura Hip Hop 2014”. A capacitação, que acontece no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), das 18h às 21h, tem o intuito de promover a divulgação do edital do prêmio e fazer a articulação com o movimento hip hop na região. A iniciativa é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

De acordo com a Secretaria de Cultura de Garanhuns, para participar do momento, os interessados não precisam se inscrever previamente, bastam comparecer no auditório da Aesga no dia e horário da capacitação. “Produtores culturais e artistas de toda a região do Agreste Meridional podem participar. A oficina irá, também, instruir os participantes a produzirem os seus próprios projetos e a como se inscreverem no edital”, esclarece a secretária, Cirlene Leite.

Edital - As inscrições para o edital, que está disponível através do link http://www.funarte.gov.br/edital/edital-premio-cultura-hip-hop-2014/, estão abertas até o dia 9 de outubro. Podem ser inscritos projetos de todo o país, direcionados a composição, arranjos, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sítios de internet, revistas, pesquisas, seminários, palestras e oficinas, entre outras ações. 
Prêmio Cultura Hip Hop – A segunda edição do evento pretende divulgar e valorizar o segmento artístico além de contribuir para o desenvolvimento sociocultural do mesmo. Mais de 150 iniciativas culturais, inéditas, serão contempladas com premiações de R$ 14,3 mil a R$ 20 mil.


Fonte: Secom/PMG

Celebração de despedida de Dom Fernando Guimarães marcou domingo em Garanhuns






A tarde de ontem (28) ficou marcada como uma data histórica para a comunidade cristã católica de Garanhuns. Com a Catedral de Santo Antônio lotada de fiéis e todo o clero da Diocese presente, foi realizada a missa de ação de graças de Dom Fernando Guimarães, em referência a sua passagem por Garanhuns, e também sua celebração de despedida para a nova missão que lhe foi confiada pelo papa Francisco, ser Arcebispo Militar do Brasil.
Na ocasião,  o bispo foi homenageado com o título de cidadão garanhuense, entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Ramos.
Visivelmente emocionado, ao celebrar sua última missa na igreja matriz, na qual passou mais de seis anos, Dom Fernando agradeceu a população pela presença e citou vários momentos nos quais passou em sua trajetória pela diocese, como também disse que está sendo um momento difícil para ele, já que vai se ausentar de uma cidade na qual fez muitas amizades e onde está toda sua família. “Eu nunca disse não a igreja. E eu não poderia dizer um não ao papa, pois um não a ele, seria um não a Deus”, disse. Sua posse na Arquidiocese Militar do Brasil será realizada no próximo dia 07 de outubro, às 16h, em Brasília (DF).
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, também se emocionou pela celebração, agradeceu a Dom Fernando por ter conduzido o povo católico de Garanhuns e por juntos terem firmado a parceria de colocar a missa do Galo em seu horário fiel, às 00:00h do dia 24/12. “Onde o senhor estiver, não esqueça de Garanhuns, pois será um cidadão garanhuense”, encerrou. 

Fonte: Secom/PMG  

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Projeto “Visto, o que é meu!” finaliza trabalhos com desfile de moda amanhã (27)

Iniciativa, que acontece na comunidade quilombola Estivas, vai contar também com a apresentação do espetáculo “Luanda Ruanda – Histórias Africanas”

Amanhã (27), às 19h00, na comunidade quilombola Estivas, será realizado um desfile com as peças confeccionadas pelo projeto “Visto, o que é meu!”. A iniciativa foi conduzia pela estilista, figurinista e produtora do Coletivo Tear, Katarina Barbosa. Após seis meses de trabalho e aprendizado, o projeto será finalizado nesse fim de semana também com as apresentações culturais dos grupos de dança das comunidades quilombolas do município, além do espetáculo de contação de histórias “Luanda Ruanda - Histórias Africanas”.

O “Visto, o que é meu”, contemplado pelo Funcultura 2012/2013 na área de formação de cultura popular e tradicional, foi desenvolvido por meio de oficina de criação e confecção de roupas destinadas a grupos de dança afro-brasileira, das comunidades quilombolas Castainho, Estrela, Tigre e Estivas, do município de Garanhuns. A iniciativa aconteceu no sítio Tigre e contou com a participação das costureiras da associação da comunidade e dos próprios participantes dos grupos de dança.
“Luanda Ruanda – Histórias Africanas” – O espetáculo, que começou a circular recentemente pelo Agreste Meridional, foi idealizado pela atriz, contadora de histórias e produtora cultural do Coletivo Tear, Stephany Metódio. Junto com o ator Leo Silva, Sthepany apresenta histórias, fábulas mitos e lendas com temática afro-brasileira.

A apresentação conta com a intervenção da musicalidade africana executada pelos músicos Alexandre Revoredo e Claudemir Alves, além da tradução simultânea em Libras. O Luanda Ruanda – Histórias Africanas será apresentado hoje (26) no sítio Imbé, no município de Capoeiras (PE) e no dia 11 de outubro, no sítio Atoleiro, em Caétes (PE). As apresentações visam beneficiar os habitantes desses locais com a formação de um público leitor e a valorização da identidade negra e quilombola. O espetáculo tem o incentivo do Funcultura 2012/2013.

Fonte: Secom/PMG 
 

 

Garanhuns realiza programação especial no Outubro Rosa e Novembro Azul

Campanhas visam conscientizar a população para a prevenção precoce dos cânceres de mama, colo do útero e próstata.




Os meses de outubro e novembro são marcados pelas campanhas mundiais de prevenção ao câncer. A primeira, conhecida como “Outubro Rosa”, a campanha é direcionada ao combate ao câncer de mama e do colo do útero, e o “Novembro Azul”, ao câncer de próstata. O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de promover uma melhoria na qualidade de vida da sociedade e atuar de maneira preventiva, aderiu às campanhas.
Simbolizando a luta contra o câncer de mama, no Outubro Rosa, serão intensificadas as ações de prevenção e detecção do câncer de mama e colo do útero. A campanha terá abertura oficial no dia 1º de outubro, às 19h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, todos os postos de saúde estarão realizando mamografias, abordando de mulheres de 50 a 65 anos de idade, para as demais idades, é necessário uma solicitação pelo médico de cada unidade, e exames citopatológicos (Papanicolau). Nas sextas-feiras, além dos postos de saúde, haverá também atendimentos no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), antigo Hospital Municipal.
Já o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações para sensibilizar e conscientizar a população masculina quanto à importância da prevenção do câncer de próstata. A abertura da campanha será com uma caminhada, no dia 1º de novembro. Em Garanhuns, durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde realizarão atividades voltadas à saúde do homem.
Nesses dois meses serão promovidas discussões sobre a saúde feminina e masculina e a necessidade de vigilância dos cânceres de mama e próstata. O secretário da Saúde, Arlindo Ramalho, fala sobre as campanhas. “É um momento de suma importância para o município, pois é uma forma de mobilizar toda a sociedade para a prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e próstata, visando a saúde e qualidade de vida da sociedade”, comentou. Durante esse período serão intensificadas as ações de orientação em saúde, detecção, encaminhamentos, exames clínicos, tratamentos, incentivo a prevenção e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce.  
  
Fonte: Secom/PMG

 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Prefeitura investe na construção de 4 novas creches em Garanhuns

Com recursos do Fundeb, quase 5 milhões de reais estão sendo investidos




O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, está construindo quatro creches na cidade. Os bairros Aloísio Pinto, Francisco Figueira (Cohab 2) e Severiano Moraes Filho, são os contemplados com a ação que irá beneficiar diversas famílias com o cuidado diário e o apoio pedagógico às crianças.
As obras estão em plena execução. No loteamento Manoel Camelo, na Cohab 2, e no bairro Severiano Moraes Filho, no terreno cedido pelo IFPE, as construções estão 60% e 30% concluídas, respectivamente. As obras mais avançadas, aproximadamente 90% finalizadas, são as da comunidade do Manoel Chéu, no Aloísio Pinto e as do loteamento Rosa Mística, também da Cohab 2. O dinheiro para a execução das obras, quase 5 milhões de reais, foi obtido com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Os moradores da comunidade do Manoel Chéu, do bairro Aloísio Pinto, comemoram a iniciativa da prefeitura. O local já conta com uma unidade de acolhimento, porém a demanda aumenta a cada ano e as mães precisam deixar os seus filhos em segurança enquanto trabalham. A dona de casa Arluze Bezerra, de 31 anos, moradora da comunidade, conta que desde quando chegou ao local com filhos pequenos e há cerca de sete anos, precisou muito desse tipo de serviço para poder trabalhar. “Comecei a deixar meus filhos na creche daqui quando eles tinham em média seis meses de vida. Acho que essa nova unidade vai somar e muito na comunidade porque a maioria das mães ganham pouco e não tem com quem deixar seus filhos. Essa obra vai ser boa pra muita gente, tenho certeza disso”, comenta.
   A moradora Leidjane da Silva, de 25 anos, mora há 15 no Manoel Chéu. A dona de casa é mãe de quatro filhos e atualmente deixa dois deles na creche mais antiga. Ela aguarda surgir uma vaga para deixar a filha mais nova, de um ano e cinco meses. “Muita gente aqui arruma emprego, mas deixa de trabalhar por que não tem onde deixar seus filhos. Além de facilitar a vida da gente, sei que essa creche vai gerar empregos também no local e eu fico feliz em ver o desenvolvimento da minha cidade”, conta.

Fonte: Secom/PMG

Projeto Colmeia é realizado pela primeira vez em Garanhuns

Momento visa promover oferecer atendimentos de saúde por meio de serviços gratuitos






Pela primeira vez, em Garanhuns, será realizado o projeto Colmeia - Feira de Saúde e Cidadania, do Serviço Social do Comércio (Sesc) Pernambuco. O intuito do evento é promover o bem-estar da sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. O momento acontecerá nesta sexta-feira (26), na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, das 07h às 17h, e disponibilizará ações educativas e preventivas de saúde e de cidadania, como emissão de documentos e orientações em diversas áreas.
A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Departamento de Atenção Básica disponibilizará aferição de pressão, exame de glicemia, coleta de citologia, testagem e aconselhamento em HIV/Aids, atendimento médico para detecção dos casos de hanseníase, mamografia de rastreamento, entre outros serviços oferecidos gratuitamente à população.
Participarão do momento, profissionais da saúde de várias especialidades, como nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, entre outros, que prestarão serviços à pessoas de todas as idades, sendo uma oportunidade para mostrar os serviços oferecidos na cidade e minimizar a distância entre as pessoas e esses atendimentos. Em algumas especialidades, os serviços serão oferecidos mediante fichas que serão distribuídas na ocasião.
A coordenadora da Atenção Básica de Garanhuns, Alessandra Cabral, fala sobre o projeto. “Essa feira de saúde é realmente de grande importância, pois oferece ações de prevenção e promoção da saúde para a população do município, apoiadas pela Secretaria de Saúde, que sempre busca estar inserida em ações que promovam o bem-estar da nossa população”, comenta.   

Fonte: Secom/PMG
  

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Convocatória para o Natal Luz 2014 é prorrogada até o dia 26







A Secretaria de Cultura de Garanhuns informa que, a convocatória para participação no Natal Luz 2014 foi prorrogada até o dia 26 de setembro. Serão selecionadas propostas de artistas e grupos musicais, que estejam inscritos no Cadastro Cultural do Município, para compor a grade de programação do evento. As inscrições podem ser realizadas, das 8h00 às 14h00, na sede da Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na rua Treze de Maio S/N, sala 05, centro da cidade, ou via Correios, para este mesmo endereço com postagem também até o dia 26 de setembro.
O edital convocatório pode ser acessado através do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe), pelo endereço www.diariomunicipal.com.br/amupe, bem como através do site do Governo Municipal pelo link: www.garanhuns.pe.gov.br/convocatoria-natal-luz-de-garanhuns-2014/A Secretaria de Cultura deverá enviar o resultado para ser divulgado no site da Prefeitura de Garanhuns.

Fonte: Secom/PMG 

Instalação de 12 empresas deverá gerar mais de 600 empregos diretos em Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns e empresários de Pernambuco se movimentam para a instalação de indústrias





O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, está articulando a chegada de mais de dez empresas, de segmentos variados, para se instalarem no município. Com o objetivo de continuar incentivando a atração de investimentos, o Governo Municipal está preparando um projeto de lei para ser enviado à Câmara de Vereadores para doação de um terreno com área superior a 100.000 m², no bairro Dom Hélder Câmara, conhecido popularmente como Cohab III. É prevista a geração de mais de 600 empregos diretos e 3 mil indiretos.  

Os empreendimentos vão desde a área de confecção, alimentação, até metalúrgica. Izaías Régis vem se reunindo com representantes das empresas. “São pessoas interessadas em desenvolver nossa Garanhuns. Meu compromisso com a geração de emprego e renda continua, é incansável. Vamos identificar as necessidades das demandas profissionais e também contribuir com a capacitação de nossa população, a maior beneficiada com tudo isso”, pontua o gestor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, também está contribuindo nos projetos e na identificação das áreas que possam receber as unidades. Segundo ele, o serviço de topografia está adiantado. A expectativa, agora, é pelo anúncio oficial e a aprovação do Poder Legislativo Municipal para a criação da Célula Industrial Empresarial Logística Ampliada (Ciela) – nomenclatura dessa nova área industrial de Garanhuns.   

Fonte: Secom/PMG

Atleta garanhuense é vice-campeão no III NTT Classic de Fisiculturismo

Evento aconteceu no domingo (14) e premiou os melhores atletas das regiões Norte e Nordeste









O atleta garanhuense de fisiculturismo, Vitor Chaves, vem se destacando nos palcos do mundo fitness. O jovem iniciou sua carreira em maio deste ano e já vem colecionando títulos. Recentemente, participou do III Natal Top Team (NTT) Classic de Fisiculturismo, no Centro de Convenções de Natal (RN), e foi vice-campeão na categoria “Men’s Physique”. O evento, que aconteceu no domingo (14), reuniu os melhores atletas das regiões Norte/Nordeste.

Vitor Chaves fala sobre o início da carreira recente e dos títulos. “Comecei esse ano a me interessar pelo fisiculturismo por influências de amigos. Não pensava em ser um atleta, treinava normalmente até que comecei a receber incentivos e resolvi tentar”, comentou.

Outras conquistas – Em maio deste ano, Vitor foi campeão na cidade de Caruaru no I Open Pernambuco de Musculação Atlética (NABBA), na categoria Men’s Fitness. Em julho, na cidade do Recife, ganhou o III Campeonato Pernambucano IFBB, na classe Men’s Physique.

Fonte: Secom/PMG   

Com recursos próprios, Governo Municipal segue reformando escolas de Garanhuns

Ao todo, oito escolas municipais estão sendo ampliadas






A educação de Garanhuns vem recebendo diversos incentivos do Governo Municipal. Além da construção de quadras e creches na cidade, oito escolas da Rede Municipal estão sendo ampliadas e reformadas. As unidades de ensino Professor Antônio Gonçalves Dias – Caic, José Ferreira Sobrinho, Oscar Francisco da Silva, Julião Capitó Filho, Virgília Garcia Bessa e Francino Albino da Silva tiveram as obras iniciadas, já as instituições Batista da Esperança e Salomão Rodrigues Vilela, irão começar a receber as melhorias ainda este ano. Como forma de proporcionar mais conforto aos alunos, a prefeitura investe nessas reformas com recursos próprios.


Alunos, professores e todos os profissionais da Escola José Ferreira Sobrinho, localizada no distrito de São Pedro, demonstram imensa satisfação com a iniciativa da prefeitura. Muita coisa já foi feita, mas outros setores da unidade, como é o caso da área destinada à educação infantil, ainda estão recebendo a ampliação. A coordenadora pedagógica da Escola José Ferreira Sobrinho, Rigele Paes, comenta que essa mudança no setor é muito importante para o dia-a-dia das crianças. “Quando tudo estiver pronto, eu vejo o quanto esse espaço vai ajudar no nosso trabalho e no aprendizado dos pequenos. Estamos muito ansiosos com a conclusão dessa reforma”, comenta.

De acordo com Rigele, não só a unidade é beneficiada, mas a comunidade como um todo. “Esse é um avanço muito grande para o distrito. Os alunos têm o direito e merecem uma estrutura melhor. Uma sala de aula sem estrutura não estimula o discente e essa diferença nós já estamos acompanhando desde quando as obras começaram”, pontua.

Fonte: Secom/PMG 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Curso de aperfeiçoamento em instalações hidráulicas prediais será realizado em Garanhuns


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e empresa de tubos e conexões Tigre, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Garanhuns, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis, está oferecendo o curso de aperfeiçoamento em instalações hidráulicas prediais. A ação faz parte das atividades do programa “Com trabalho e Renda”, da Compesa. As aulas serão realizadas no período de 06 a 10 de outubro, das 8h30 às 12h00, no auditório da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias – Caic, localizado na rua Ebenezer Furtado Gueiros, S/N, bairro Severiano Moraes Filho.

Do total de vagas, cinco serão destinadas ao sexo feminino. As mulheres que se interessarem, devem se dirigir a Secretaria da Mulher de Garanhuns, localizada na Avenida Frei Caneca, 344, bairro Heliópolis, ou entrar em contato através do telefone (87) 3762.9115. Os demais, devem procurar o Cras do bairro Heliópolis, na rua Manoel Pessoa Juvenal, 200, comunidade Indiano, das 9h às 14h, munidos de RG e CPF. As inscrições já tiveram início e seguem enquanto restarem vagas. É necessário que o mesmo tenha concluído o 6° ano do ensino fundamental e ter idade mínima de 18 anos. Outras informações pelo telefone (87) 3761.9828.

Os conteúdo das aulas contemplam os temas: sistemas prediais de água fria, água quente, esgoto sanitário e sistema predial de águas pluviais e drenagem. Todos os participantes ganharão apostilas e, ao final do curso, receberão certificado com carga horário de 16 horas. Quarenta vagas estão sendo oferecidas especialmente para os moradores do bairro Heliópolis.

(Secom/PMG) - Secretaria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Garanhuns