Grande discurso em Garanhuns, “Não Vote em Forasteiro”, sempre dizia em que a necessidade do voto nos candidatos a Deputado Estadual radicados em Garanhuns, o eleitor local ainda não se conscientizou da possibilidade de o Município eleger seus representantes de forma direta.
Estudo realizado pelo Blog do Carlos Eugênio revela que dos 644 candidatos a Deputado Estadual que concorreram as Eleições 2018 em Pernambuco, os Garanhuenses votaram em 344 candidatos diferentes, pulverizando os 54.072 votos nominais registrados na disputa aqui no Município.
Dos 49 Deputados Eleitos em Pernambuco, todos, isso mesmo, todos os novos ocupantes de cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado foram votados aqui em Garanhuns. De Álvaro Porto (PTB), o mais votado, que teve 3.612 votos, até Antônio Moraes (PP), que teve apenas 6, a nova composição da ALEPE chega ao Poder Legislativo com o voto dos garanhuenses. Destaque para Doriel Barros (PT), que sem grandes cabos eleitorais obteve 1.431 votos nas sessões distribuídas por Garanhuns. Isaltino (PSB); Romário Dias (PSB); Romero (PP); Juntas (Psol) e Romero Sales Filho (PTB) também podem ser considerados como destaque, já que juntos obtiveram 2.546 votos, mais que os 2.398 votos conquistados pela filha de Garanhuns, Claudomira Andrade (DEM).