A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns (SDE),
numa iniciativa inédita, realizou, durante a 24ª edição do Festival de Inverno,
que aconteceu entre os dias 17 e 26 de julho deste ano, uma pesquisa
socioeconômica com o objetivo de identificar o perfil dos turistas que visitam
o município e os números. O estudo dos dados foi concluído este mês e
mostra, de maneira detalhada, o potencial de crescimento que o evento ainda
possui.
Os pesquisadores de campo atuaram no Parque Euclides Dourado,
localizado no bairro Heliópolis; e no Espaço Colunata, situado no centro da
cidade. A proposta era a aplicação em áreas com maior diversidade de polos e,
consequentemente, de programação, fornecendo um novo banco de dados com
conclusões de hábitos do turista em viagem.
Foi constatado que as principais origens que visitam
Garanhuns, no período, são vindas dos estados Pernambuco (69%), Alagoas (20%),
Rio Grande do Norte (7%), Sergipe (2%) e Minas Gerais (2%). A faixa de idade
com maior predominância esteve entre 25 e 34 anos. Aproximadamente 67% dos
turistas abordados são solteiros, 31% casados e 2,2% viúvos. O grau de
instrução segue a mesma linha de grande diversidade, o fato de atrair pessoas de
todas as idades, de várias ocupações, mostrando que 29% possui ensino superior,
31,8% ensino médio e 29% têm ensino superior incompleto.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico,
Geandré Nogueira, em torno de 24% da população visitante disse estar em
Garanhuns com frequência média de 15 vezes ao ano. “Mais de 50% respondeu que
já visitou a cidade algumas vezes. Os outros pouco mais de 24% responderam que
estavam visitando a cidade pela primeira vez. O tempo médio de permanência de
todos foi de três dias, justificando, assim, o fator de grande lotação nos
meios de hospedagem nos finais de semana”, completa Nogueira.
O levantamento mostra ainda que mais de 80% dos entrevistados
disseram que tiveram suas expectativas superadas com a edição do ano de 2014.
Entre os pontos positivos citados estiveram à beleza natural da cidade, a
limpeza, reformas nas praças e o Parque Euclides Dourado. Sobre a pretensão de
retorno para a 25ª edição, 100% dos turistas responderam que deverão voltar.
Secom/PMG
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