Vegetais deixam a bebida mais funcional e bem mais saudável. Nutricionista dá dicas de preparo e fala sobre as melhores combinações
Com a moda dos sucos detox é cada vez mais comum adicionar vegetais às bebidas em busca de benefícios. E acertar na mistura é muito fácil e prático. A nutricionista Paula Pratti ensina como preparar a bebida em casa e aproveitar os benefícios, além de acabar com alguns mitos.
Publicidade
Segundo a nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica, os vegetais devem ser adicionados aos sucos preferencialmente crus, depois de higienizados. "Basicamente qualquer vegetal pode ser ingrediente de um suco. O que não deve ser utilizado são as leguminosas, como feijão, lentilha ou grão de bico", sugere a profissional.
Melhores vegetais
Para Paula, as melhores combinações de bebida são feitas com couve. "É o que deixa menos sabor residual", explica. "Com a couve, o suco de torna uma bebida energética que contribui para a absorção de ferro pelo corpo, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, gera uma bebida com poucas calorias", completa a nutricionista.
Se não for fã de couve, também pode optar por folhas como agrião ou espinafre. Os benefícios serão os mesmos. Cenoura, beterraba e inhame também são boas pedidas, segundo Paula.
Melhores combinações
É preciso pensar também em quais frutas usar para compor as bebidas. De nada adianta algo que seja saudável, mas que tenha um gosto muito ruim, por exemplo. "As frutas cítricas ajudam com o sabor e também na absorção de nutrientes", fala a profissional. Ela sugere usar limão, laranja, acerola ou maracujá nos preparos.
As frutas também ajudam a adoçar a bebida. "Não recomendo a adição de nenhum açúcar porque o mascavo ou demerara são os mais saudáveis, mas também têm calorias. Se quiser, pode usar um adoçante natural, como stevia, ou frutas como damasco ou maçã. 1/4 de qualquer tipo de maçã já é o suficiente para dar um sabor adocicado ao suco".
Melhor horário
Segundo Paula, geralmente os sucos com vegetais são consumidos no café da manhã, mas não há nenhuma restrição em relação a horários. "Eles não aumentam a glicemia por não levar açúcar e ainda ajudam a dar sensação de saciedade [por conta a