segunda-feira, 24 de abril de 2017

Oposição na Venezuela ocupa avenidas em protesto contra Maduro Série de manifestações deixou ao menos 10 mortos.

Manifestantes contra o governo de Nicolás Maduro ocupam avenida Francisco Fajardo nesta segunda-feira (24) em Caracas (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)Manifestantes contra o governo de Nicolás Maduro ocupam avenida Francisco Fajardo nesta segunda-feira (24) em Caracas (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)
Manifestantes contra o governo de Nicolás Maduro ocupam avenida Francisco Fajardo nesta segunda-feira (24) em Caracas (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)
A oposição venezuelana se manifesta novamente nesta segunda-feira (24) contra o governo do presidente Nicolás Maduro. O manifestantes pretendem ocupar as principais avenidas do país, na mais recente de uma série de manifestações que deixou ao menos 10 mortos.
Testemunhas da Reuters informaram que os manifestantes já começaram a bloquear parcialmente o tráfego em algumas importantes vias de Caracas. Em outros pontos da capital, alguns grupos formaram barricadas para impedir o trânsito.
A coalizão opositora Mesa de La Unidad (MUD) convocou seus partidários para se concentrar nas principais avenidas de cada região, em todos os 24 Estados do país. O protesto acontecerá durante todo o dia.
Manifestante da oposição segura cartaz que diz 'Fora Maduro', durante protesto em Caracas (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)Manifestante da oposição segura cartaz que diz 'Fora Maduro', durante protesto em Caracas (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)
Manifestante da oposição segura cartaz que diz 'Fora Maduro', durante protesto em Caracas (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)
"Os protestos pacíficos continuarão por todo país até que Maduro respeite a Constituição e acabe com seu autogolpe! RESPOSTA!", escreveu o líder da oposição e ex-candidato presidencial Henrique Capriles.
A atmosfera política se aqueceu no final de março quando o Poder Judicial tomou as prerrogativas do Parlamento dominado pela oposição, gerando protestos locais e chamados internacionais para respeitar a democracia.
Manifestantes protestam contra o governo de Nicolás Maduro em uma avenida de Caracas (Foto: FEDERICO PARRA / AFP)Manifestantes protestam contra o governo de Nicolás Maduro em uma avenida de Caracas (Foto: FEDERICO PARRA / AFP)
Manifestantes protestam contra o governo de Nicolás Maduro em uma avenida de Caracas (Foto: FEDERICO PARRA / AFP)
A oposição tem insistido que continuará nas ruas até que sejam repostas todas as funções da Assembleia Nacional, que se convoquem eleições gerais, que se abra um canal humanitário que reduza a grave escassez de medicamentos e que se liberem centenas de presos políticos.
Maduro acusa os manifestantes de tentar derrubá-lo com a ajuda do governo dos Estados Unidos. Do outro lado, os líderes da oposição dizem que o governo está usando táticas repressivas e levando o país a uma ditadura.
Mais de 1.400 pessoas foram detidas esse mês, segundo o grupo local de direitos humanos Foro Penal, enquanto ao menos 10 pessoas morreram durante protestos e outras 11 pessoas foram mortas em saques e distúrbios.

Coreia do Norte diz que reforçará armas nucleares em resposta a porta-aviões dos EUA

 O USS Carl Vinson é visto navegando pelo Estreito de Sunda em 15 de abril, em foto divulgada pela Marinha dos EUA (Foto: US Navy ) O USS Carl Vinson é visto navegando pelo Estreito de Sunda em 15 de abril, em foto divulgada pela Marinha dos EUA (Foto: US Navy )
O USS Carl Vinson é visto navegando pelo Estreito de Sunda em 15 de abril, em foto divulgada pela Marinha dos EUA (Foto: US Navy )
A Coreia do Norte reforçará suas "medidas nucleares de autodefesa" após o envio do porta-aviões americano Carl Vinson para perto de seu território, informaram nesta segunda-feira (24) os meios de comunicação estatais, que também tacharam tal manobra de "blefe".
Em um artigo de opinião publicado pelo jornal estatal "Rodong", Pyongyang afirma que "seria um erro fatal por parte dos EUA pensar que pode amedrontar com o porta-aviões nuclear a DPRK" (siglas em inglês de República Popular Democrática de Coreia, nome oficial da Coreia do Norte).
O texto adverte que se "as provocações do inimigo" continuarem, as forças norte-coreanas "responderão com golpes mortais" e resistirão a "qualquer tentativa de guerra total com um ataque nuclear sem piedade".
O artigo também ameaça "aniquilar os invasores" e anuncia que o exército e o povo norte-coreanos "reforçarão suas medidas de dissuasão nuclear para a autodefesa de todas as formas possíveis".

Porta-aviões

A Coreia do Norte voltou a reagir deste modo ao envio à região do porta-aviões nuclear USS Carl Vinson em resposta aos contínuos testes balísticos norte-coreanos.
A embarcação e sua frota de ataque se encontram atualmente realizando exercícios conjuntos estratégicos com tropas japonesas no Pacífico e planejam se aproximar da península da Coreia no final desta semana.
Washington anunciou há duas semanas que tinha enviado o porta-aviões em resposta a um teste de mísseis norte-coreano no início de abril, embora a frota tivesse participado primeiro de exercícios com a Austrália sem que a Casa Branca confirmasse até a última quinta-feira.
Em meio à grande tensão na região, na próxima terça-feira será comemorado o 85º aniversário do Exército Popular da Coreia, uma data importante para o regime de Kim Jong-un e que, segundo alguns analistas, pode ser a ocasião para um novo teste balístico de Pyongyang.
As últimas imagens registradas via satélite do centro de testes nucleares de Punggye-ri (nordeste) mostravam supostos preparativos para uma nova operação deste tipo.

China pede cautela

Em um telefonema a Donald Trump nesta segunda-feira, o presidente da China, Xi Jinping, pediu que todos os lados demonstrem cautela. A China é a única aliada da Coreia do Norte, mas tem expressado revolta com seus programas nuclear e de mísseis e frustração com a beligerância do regime.
Pequim, que vem pedindo a desnuclearização da península coreana, está cada vez mais receosa de que a situação saia de controle, levando a uma guerra e ao colapso total de seu vizinho isolado e empobrecido.
Na conversa, Xi disse a Trump que seu país se opõe resolutamente a qualquer ação que contrarie as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês.
A China "espera que todos os lados relevantes demonstrem cautela e evitem fazer qualquer coisa que piore a situação tensa na península", disse a chancelaria em um comunicando, parafraseando Xi.
A questão nuclear só pode ser resolvida rapidamente com todos os países relevantes seguindo na mesma direção, e a China está disposta a trabalhar com todas as partes, inclusive os EUA, para garantir a paz, disse Xi.

corpo do cantor Jerry Adriani, que morreu neste domingo (23), é velado desde a manhã desta segunda-feira (24), no Cemitério Francisco Xavier

corpo do cantor Jerry Adriani, que morreu neste domingo (23), é velado desde a manhã desta segunda-feira (24), no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio. Ídolo da Jovem Guarda, o artista enfrentava um câncer. O artista tinha 70 anos.
O filho Thadeu Vivas recebeu o corpo na capela B do cemitério. Para que todos os amigos, familiares e fãs possam se despedir do cantor, o corpo será velado durante todo o dia, e o enterro está previsto para acontecer às 17h.
Por volta das 9h, a viúva de Jerry, Ceila Passos chegou acompanhada da atriz Alcione Mazzeo, mãe do ator Bruno Mazzeo. Ela contou que Adriani era muito próximo dela e lamentou a morte do amigo.
"Era uma pessoa única, vai deixar muita saudade", diz Erasmo Carlos sobre Jerry Adriani
"Ele era uma pessoa muito especial. Nós sempre tivemos muito contato. Ele era uma pessoa muito boa. Uma pessoa íntegra, carinhosa e que encontrou uma mulher maravilhosa, atual esposa, a Ceila. Ele estava vivendo um grande amor, estava tão feliz, e aí descobriu essa doença", lamenta Alcione.
O músico e amigo Erasmo Carlos chegou por volta das 11h30 ao velório. "A gente perde uma pessoa única que se foi para deixar muita saudade. Era um grande cantor, sincero, honesto com o que faz, feliz e com uma legião de fãs. Ele deixou um legado pra mim, que adorava e adoro, e vou continuar ouvindo as músicas dele", disse o Tremendão. A atriz e cantora Zezé Motta também esteve no velório.
Jerry Adriani morre vítima de um câncer
Jerry Adriani: conheça a trajetória do ídolo da Jovem Guarda
Nas redes sociais, a viúva de Jerry lamentou a morte do cantor e citou um texto atribuído a Charlie Chaplin: "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."
Familiares chegam cedo ao velório do cantor Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz / G1)Familiares chegam cedo ao velório do cantor Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz / G1)
Familiares chegam cedo ao velório do cantor Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz / G1)
O cantor Zeca Pagodinho, grande amigo de Jerry, também enviou uma coroa de flores em homenagem ao artista.
Agnaldo Timóteo, contemporâneo de Adriani nos anos 60, foi até o caixão do amigo e se emocionou. "Era um artista completo, versátil e de muitos sucessos. Ele vai embora, mas a sua imagem nunca, vai ficar sempre aqui", disse Timóteo.
Viúva de Jerry Adriani, Ceila Passos, com a amiga Alcione Mazzeo (Foto: Bruno Albernaz / G1)Viúva de Jerry Adriani, Ceila Passos, com a amiga Alcione Mazzeo (Foto: Bruno Albernaz / G1)
Viúva de Jerry Adriani, Ceila Passos, com a amiga Alcione Mazzeo (Foto: Bruno Albernaz / G1)
Fãs de Jerry vieram de São Paulo para se despedir do cantor. Em uma van fretada que saiu de São Paulo nesta madrugada, pelo menos cinco fãs vieram dar o último adeus ao artista. Tania Stocco, de 50 anos, é fã do Jerry desde 2015, quando conheceu pessoalmente o cantor num show em São Paulo. Ela destacou as principais características do artista.
"Além de ser um cantor espetacular, único e dono de uma voz maravilhosa ele era um ser humano ímpar. Tratava todos fãs como amigo. Era um artista único com uma simplicidade e humildade que não se encontra no meio artístico", conta Tânia.
Zezé Motta chega ao velório de Jerry Adriani (Foto: Henrique Coelho/G1)Zezé Motta chega ao velório de Jerry Adriani (Foto: Henrique Coelho/G1)
Zezé Motta chega ao velório de Jerry Adriani (Foto: Henrique Coelho/G1)
Erasmo Carlos presta homenagem a Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz/G1)Erasmo Carlos presta homenagem a Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz/G1)
Erasmo Carlos presta homenagem a Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz/G1)
Zeca Pagodinho enviou flores para o velório de Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz/G1)Zeca Pagodinho enviou flores para o velório de Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz/G1)
Zeca Pagodinho enviou flores para o velório de Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz/G1)
Fãs vieram de São Paulo para homenagear Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz / G1)Fãs vieram de São Paulo para homenagear Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz / G1)
Fãs vieram de São Paulo para homenagear Jerry Adriani (Foto: Bruno Albernaz / G1)
A mãe de Tânia, Antonia fênix, de 72 anos, é apaixonada pelo Jerry desde 1965. Ela não conteve a emoção ao falar do artista.
"Depois que me aproximei dele, ele frequentava minha casa nós ficamos muitos amigos. Ele falava pra mim que me considerava como sua mãe. E eu também tinha ele como meu filho. Estou arrasada. Foi muito triste," disse muito emocionada a idosa.
Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)
Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)

Perfil do artista

Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi "Italianíssimo", quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira.

antor Jerry Adriani será enterrado nesta segunda-feira (24) no Rio
Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco "Um grande amor". Também na década de 1960, Jerry virou apresentador do programa “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior. O programa coapresentado por Luiz Aguiar era um musical com apresentações de artistas como Os Vips, Os Incríveis e Cidinha Santos.
Outro programa musical que ele comandou foi "A grande parada", no ar pela TV Tupi em 1967 e 1968. Ele era um dos apresentadores ao lado de Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pêra.
Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa gatinha a minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A grande parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).